NR 05 – CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de acidentes, tem como objetivo principal, prevenir acidentes e doenças decorrentes da vida e a promoção da saúde do trabalhador, observando de forma contínua as condições de trabalho em todos os ambientes de uma empresa.

Conteúdo Programático

a) Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
b) Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
c) Instrução à segurança do trabalho;
d) Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e medidas de prevenção;
e) Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à Segurança e Saúde no Trabalho;
f) Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
g) Atribuições do membro da CIPA – NR 05
h) Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
i) Mapa de Riscos;
j) Noções de combate a incêndio e primeiros socorros.
 
Atividades práticas
a) Inspeção de segurança;
b) Investigação de acidentes do trabalho;
c) Elaboração do mapa de riscos;
d) Simulação de ocorrência.