GRO/PGR – Gerenciamento de Risco Ocupacional

O que é o GRO?
GRO significa Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Trata-se de um novo parâmetro da NR-01 que vem para criar um método mais eficaz de identificação e gerenciamento de riscos dentro das empresas.

O que é o PGR?
O PGR tem com objetivo estabelecer as diretrizes e requisitos para as ações de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos, não cabendo sua utilização para fins de caracterização de atividades ou operações insalubres ou perigosas. Este Programa define a implementação de ações de prevenção em SST em todas suas atividades, evitando os riscos que possam ser originados no trabalho, bem como avaliando os riscos que não possam ser evitados, implementando medidas de prevenção, sendo ouvidos os trabalhadores, de acordo com a ordem de prioridade estabelecida na NR-01 e sempre adaptando se o trabalho ao trabalhador.

Os 4 passos no gerenciamento de riscos são:
1 – Identificação de perigos e riscos:
Dentro do gerenciamento de riscos existem dois conceitos muito importantes e que precisam ser compreendidos, são eles ‘risco’ e ‘perigo’. ‘Risco’ diz respeito a probabilidade de ocorrência de exposições ocupacionais perigosas e à gravidade dos danos que podem ser causados por essa exposição. ‘Perigo’ diz respeito à fonte com potencial de causar algum dano ao colaborador. O primeiro passo consiste justamente em identificar os perigos e riscos em um ambiente de trabalho.
2 – Análise e avaliação dos riscos: Para esse passo, pode ser utilizada uma matriz de risco, onde através de uma análise, poderá ser avaliada a probabilidade e as consequências que determinada fonte de risco poderá oferecer ao colaborador.
3 – Eliminação ou controle: Após identificar fontes de perigo e risco no ambiente de trabalho, fazer a análise de probabilidade e possíveis consequências, o próximo passo é adotar medidas preventivas para eliminar e/ou controlar as fontes de riscos ocupacionais.
4 – Monitoramento e revisão: Um gerenciamento de riscos completo, não deve parar nos passos anteriores, para assegurar que os riscos não voltem a existir e causar transtornos, é necessário que haja o monitoramento e revisão, assim será possível certificar e avaliar se as medidas tomadas estão de fato sendo eficazes.

Ou seja, o gerenciamento de riscos ocupacionais é importante e necessário em qualquer ambiente de trabalho, mesmo naqueles que aparentam não oferecer ou oferecem poucas chances de riscos para o colaborador. Adotar o GRO para sua empresa, é uma forma de preservar os trabalhadores, além de evitar que a organização possa vir a ter futuros danos, como pagamento de indenizações ou afastamento de funcionários debilitados.

Com profissionais capacitados e atentos às mudanças normativas, a PrevSul oferece a elaboração e a gestão deste trabalho imprescindível para a sua empresa.