Bonecos coloridos

Inteligência artificial e SST: em prol da prevenção.

A cada 15 segundos 178 acidentes relacionados ao trabalho acontecem e mais de 2,78 milhões de pessoas morrem por ano com doenças relacionadas ao trabalho ou acidentes de trabalho. Além disso, aproximadamente 374 milhões de ferimentos e doenças relacionadas ao trabalho causam ausências prolongadas de trabalhadores.
Acidentes acontecem por fatores internos como erros humanos, excesso de confiança, falta de treinamento, negligência de procedimento de segurança, sono, indisposição ou até mesmo falta de preparo. Além destes, fatores externos como condições de trabalho e equipamentos de segurança podem ser responsáveis pelos incidentes.
Com os avanços tecnológicos, aos poucos, as soluções de Inteligência Artificial vão aumentando sua presença nas empresas brasileiras e promovendo mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho de diferentes segmentos
O avanço tecnológico permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, a IA tem ganhado destaque no segmento prevencionista por meio de softwares que vem auxiliando os trabalhadores em suas atividades, servindo principalmente como uma ferramenta para realizar classificações e predições.
Como toda novidade, há muito o que adaptar, tanto por parte dos empregadores quanto dos empregados. É preciso separar o ‘joio do trigo’, para adotar a IA que realmente traga benefícios em relação à SST, capacitando os colaboradores para as novas tecnologias, tanto os que a utilizarão no dia a dia quanto os profissionais prevencionistas, que precisarão avaliar os ganhos e os riscos de tais tecnologias, num cenário em que a gestão ganha cada vez mais protagonismo.


Fonte: Instituto Senai de Inovação; Revista Proteção